quarta-feira, 14 de março de 2018

Quase três anos após a descoberta da doença renal e descobrimos a depressão felina


Olá pessoas, 

Em maio faz três anos que descobrimos essa maldita doença renal. No momento a Fang está bem, mas passamos por momentos bem complicados no meio do ano de 2017. Na última vez que postei aqui ela tinha iniciado o tratamento com Renacats, cujo fizemos dois ciclos e não fez a menor diferença.

Após um exame de sangue, a veterinária resolveu retornar com a soroterapia semanal. E ela ficou com o mesmo esquema de antes, ração renal e pró-rim. 

Depois ela começou a ficar enjoada do pró-rim e começou a forçar vômito, acabamos por suspender o uso.

As visitas semanais ao veterinário e os exames mensais estressavam muito nossa gatinha, tentamos receber visitas em domicilio do veterinário mas o stress era o mesmo e o custo era muito maior.

Cada visita era um tormento, muitos gritos e desespero. Ao chegar em casa ela se isolava, não comia e vomitava. Nesse momento ela começou a ter pesadelos, acordava miando e saía correndo pela casa.  Após uns dois meses a situação ficou tão intensa que ela se enrijecia toda pelo soro e chegava a ter febre local. 

Nesse momento resolvemos parar com o soro, mas mesmo com as visitas periódicas o problema continuou. Ela passou a ser lamber muito, não brincava mais, vivia escondida e fugia de nós. Foi parando de comer e começou a urinar fora da caixinha de areia. 

Enfim, após mais exames ela foi diagnosticada com depressão e sim ela foi causada pelo trauma das visitas ao veterinário. O tratamento foi homeopático, não resultou em nada nos primeiros dias o que era um problema gravíssimo já que ela não queria se alimentar. 

O único tratamento que funcionou foi parar com as visitas ao veterinário, ela voltou a comer e aos poucos foi voltando a ser um gato que nem me lembrava mais. A Fang antes da descoberta da doença renal, um gato carinhoso, simpático, brincalhão e tudo mais que um gato deve ser. Os pesadelos e o medo da gente desapareceu também.

Ela agora recebe visitas do veterinário a cada seis meses e tem sido bem calmo. Sei que o correto seria que ela estivesse fazendo algum tratamento ou usando algum medicamento. Mas ela não entendia isso e o stress estava consumindo a vida dela mais rápido do que a falência dos rins.

Agora estamos assim, ela come ração renal, o peso dela está ótimo e os traços dela estão ok. Claro que se ela passar mal levaremos ao veterinário. Mas não vou mais submete-la a tratamentos como antes.

Sei que muitos podem julgar minha escolha, mas prefiro ter um gato que tenha uma vida mais curtinha e feliz do que um gato com uma longa vida de sofrimento e dor.

Ela completou seis anos no dia 10/03 e está muito bem graças a Deus!

Um comentário:

  1. Oi. Eu tenho uma gatinha de 15 anos que foi diagnosticada com princípio de IR há um mês e meio. Além disso ela estava com entero-colite e gastrite. A veterinária iniciou o tratamento dos intestinos e, ao mesmo tempo estou administrando pro-rim, renacats e ranadvanced; vou fazer o segundo exame amanhã, ainda não sei se teve melhora ou piora. Meu problema é administrar a raçao especial por que eu tenho mais 3 gatos e ela ama a ração deles. Será que existe um modo de fazer com que ela como só a renal? Estou com medo, perdi uma cachorra com IR em janeiro.

    ResponderExcluir